Instituição

A Associação Brasileira de Brinquedos Educativos

A ABRINE (Associação Brasileira de Brinquedos Educativos) é pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, composta de pessoas jurídicas, pessoas físicas e empresas individuais, reunidas com o objetivo social de desenvolver a cultura do brinquedo educativo, fortalecendo o seu conceito, divulgação e mercado, bem como assistindo, orientando, congregando e instruindo seus associados no que diz respeito às atividades da produção, divulgação e comercialização de brinquedos educativos.

Para cumprimento de seus objetivos, a ABRINE promove a integração, união, defesa, informações e desenvolvimento dos associados, coordenando esforços para promover a expansão setorial do mercado. Serve como órgão de consultoria, assessoria e informação em assuntos ligados ao setor, sempre divulgando aos seus associados resultados de estudos e trabalhos de interesse ao segmento do brinquedo educativo.

Uma das atuações mais relevantes da Associação tem sido a de estreitar o relacionamento junto aos órgãos governamentais para formulação de políticas setoriais específicas, desenvolvendo ações para obtenção de recursos subsidiados visando o crescimento do setor. Passos importantes como o de firmar convênios com órgãos dos governos, universidades e outras instituições de interesse da entidade, inclusive para certificação e desenvolvimento de produtos, já estão sendo dados.
 
Histórico

A Abrine foi constituída em 19/03/2002, fruto de um desejo de vários grupos de profissionais ligados à ideia de desenvolver e divulgar uma categoria diferenciada de brinquedos.

Nossa grande preocupação é levar às crianças brinquedos de qualidade que valorizem a estimulação da sua inteligência através da exigência de treino da habilidade manual e do equilíbrio corporal em geral, já que permitem que a própria criança invente, sem riscos, as possibilidades de exploração. A descoberta do material fica a critério dela mesma, pois é ela quem direciona seus interesses. Daí o conseqüente estabelecimento de vivências futuras a partir da realidade infantil, facilitando o conhecimento de si própria e do meio em que vive. Assim, o valor do brinquedo não está apenas em si mesmo, mas também no que acontece em torno dele.

Muitos destes brinquedos são veículos que desenvolvem o imaginário e a criatividade, proporcionando maior desenvolvimento da comunicação e verbalização, como é o caso dos fantoches, dedoches, bonecos de pano, entre outros.

Por fim, são brinquedos que trazem calma e entrega da criança a si mesma. As empresas e artesãos associados da Abrine, predominantemente, utilizam insumos naturais (madeira, compensados, tecidos, metais, papel, papelão e fibras) e se enquadram na produção artesanal ou de escala artesanal. Dão ênfase à forma estética, à robustez, à segurança e durabilidade dos brinquedos, tornando-os praticamente atemporais na medida em que não são de época e de fácil descartabilidade.

Nossas empresas, além de procurar cumprir as exigências técnicas convencionais estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores, atribuem a seus produtos características de interação num grau tal que estas acabam por atuar fortemente na esfera emocional, permitindo que a criança envolva-se profundamente com seu objetivo de diversão. A Abrine conta, atualmente, com cerca de 60 associados de todo o país, divididos em produtores, lojistas e pessoas físicas.

Seu objetivo social é “assistir, orientar, congregar e instruir as empresas associadas no que diz respeito às atividades da produção, divulgação e comercialização de brinquedos educativos”.